O Harmos Classical  vai juntar os melhores músicos das grandes escolas superiores de artes da Europa. Durante seis dias, de 3 a 8 de março, este projeto artístico vai mostrar, em cidades como Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Lousada, Barcelos e Santa Maria da Feira, o que de melhor é criado no campo da música de câmara.

O festival de música, que tem como direção artística a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), que também participará na iniciativa, vai contar, este ano, com 12 grupos de música de câmara de países como Holanda, Alemanha, Áustria, Noruega, e Lituânia. Este projeto, que é já um dos mais importantes a nível artístico e cultural no panorama europeu, quer levar as melhores interpretações e criações que os alunos têm para oferecer a uma população mais alargada.

A edição de 2015 inicia-se na Câmara Municipal do Porto, com ANIMATO QUARTET & ANNE BRACKMAN, do Conservatório Real de Haia, na Holanda. O Harmos, desde 2006, é uma mostra do que no futuro irão ser as maiores referências no campo musical, tornando-se numa oportunidade para os estudantes das mais relevantes escolas de artes e, claro, para o público.

Em 2013, pela primeira vez, foi organizado o Harmos Plural, dedicado a diferentes géneros musicais como o jazz, world music ou rock.