Dois dias depois da cerimónia dos Óscares, chega ao Porto uma formação que vai analisar a maior indústria cinematográfica do mundo: Hollywood. Chama-se “Cinema Falado – Arte de Ver” e será conduzida pelo jornalista Mário Augusto. O objetivo é perceber a evolução do cinema e do negócio dos media através de excertos de filmes e de uma incursão pelos bastidores das grandes películas do cinema americano.

A ideia de que o audiovisual que conhecemos hoje surgiu de ferramentas desenvolvidas ao longo dos anos no cinema e na televisão é outro dos temas a abordar nesta formação. “Pretende-se mostrar, de forma apelativa, como o cinema americano se estabeleceu e dominou o mundo  do entretenimento”, pode ler-se na página do curso.

Mário Augusto é um dos jornalistas de cinema mais conhecidos da televisão portuguesa e tem vindo a entrevistar várias estrelas de Hollywood, acabando por descobrir peripécias que acontecem atrás das câmaras.

Esta iniciativa começa nesta terça-feira, 24 de fevereiro, pelas 16h, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. A entrada é gratuita e aberta a todo o público. A formação terá mais duas sessões, com datas a agendar.