Um dos  principais rostos do cinema em Portugal, atualmente, vai estar no Porto, no dia 26 de fevereiro, para falar sobre os seus trabalhos.  A masterclass, que vai ser dada pelo realizador e produtor português em parceria com a Escola de Artes da Universidade Católica, vai focar-se na produção cinematográfica e na invenção de um método de desenvolvimento para se fazer cinema fora de Lisboa.

O cineasta português

Rodrigo Areias é licenciado em Som e Imagem pela Escola das Artes da Católica Porto e especializou-se em realização em Nova Iorque, na Tisch School of the Arts. Ao longo da carreira, o português, tem vindo a desenvolver trabalhos na realização e produção nas áreas da ficção e do documentário.

Realizou a longa-metragem Tebas (2007) e a curta-metragem Correntes (2008), ambas presentes em mais de cinquenta festivais internacionais. O realizador ganhou um maior reconhecimento quando ficou responsável pela produção de cinema de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Rodrigo Areias, com a sua vasta experiência em diferentes géneros e da sua aposta em novos talentos, quer ditar um modo descentralizado da produção que é feita, na sua maioria, na capital.

O realizador de “Estrada de Palha” vai fazer incidir a masterclass no trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira, com destaque na potencial produção de cinema no Norte do país. A palestra tem entrada gratuita e tem o seu início marcado para as 17h desta quinta-feira, na Escola das Artes da Universidade Católica, no pólo da Foz.

Para além desta aula, o cineasta português, que já arrecada vários prémios nacionais e internacionais com as suas produções, vai apresentar os filmes da sua produtora, Bando à Parte, no dia 1 de março, no Teatro Municipal de Vila do Conde.