O “Café Europa” é um evento integrado na iniciativa “Uma Nova Narrativa para a Europa”, que visa o envolvimento e participação dos cidadãos “para promover a reflexão, o debate e a proposição de ideias que alimentem uma nova narrativa para a Europa”, explica ao JPN Mara Sousa, presidente do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade do Porto (NERI-UP).

Para aproximar o Velho Continente às novas gerações, o “Café Europa” é um formato World Cafe e vai reunir 30 participantes (alunos), aleatoriamente distribuídos em grupos de cinco elementos, para debater os temas mais importantes da realidade atual da União Europeia. A presidente do NERI-UP, oficialmente um dos parceiros associados, esclarece que este debate “também está aberto a docentes, estudantes de outras áreas e outros interessados de modo geral”, mas só podem estar presentes aqueles que se inscreverem: para isso, basta enviar o nome para [email protected]. As intervenções dos participantes serão agrupadas num relatório final.

O objetivo deste projeto português é que cada membro do debate tenha voz ativa, para que surjam medidas e sugestões concretas, que podem e devem incidir sobre diversas importâncias, a nível social, cultural, político, entre outras. O resultado será reportado à Comissão Europeia, promotora desta iniciativa.

Tendência para o “o aumento de pontos de vista eurocéticos”

Quando questionada acerca do resultado prático deste evento, Mara Sousa afirma que se pretende uma aproximação dos cidadãos europeus comuns a temas considerados desinteressantes, uma vez que “fenómenos como a crise económica e a emergência de discursos populistas têm contribuído para um afastamento entre os cidadãos e a UE e para o aumento de pontos de vista eurocéticos”, e há a intenção de inverter esta tendência.

O “Café Europa” realizar-se-á na sala 201 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), às 10h30 do dia 25 de fevereiro (esta quarta-feira).