A exposição “Siza Design – A recuperação do sentido do tempo” foi inaugurada este sábado e está patente na Galeria Municipal de Matosinhos, cidade natal do arquiteto. A mostra, que tem associado um livro com o mesmo nome, marca o momento zero da candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO e é uma iniciativa conjunta da Câmara de Matosinhos e da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).

A Siza Vieira, juntou-se o outro Pritzker português, Eduardo Souto de Moura, Guta Moura Guedes, Comissária do Ano do Design Português, o designer Enrico Baleri e os arquitetos Maria Milano, Adalberto Dias, Fabrizio Rufino e Roberto Cremascoli. Os presidentes das Câmaras do Porto e Matosinhos, Rui Moreira e Guilherme Pinto, também marcaram presença no evento.

Quando questionado acerca das diferenças entre o desenho feito por um arquiteto ou um designer, Álvaro Siza é peremptório em afirmar que não vê “diferença nenhuma”. Esta certeza está também presente na mostra, onde é possível ver o trabalho do arquiteto na área do design, que contém desde peças de tapeçaria a puxadores de porta.

A exposição pode ser visitada até 26 de abril e tem curadoria da arquiteta Maria Milano, diretora do Mestrado em Design de Interiores da ESAD, consultoria científica do arquiteto Roberto Cremascoli e o design de comunicação de João Machado, que é também o responsável pelo desenho do livro “Siza Design”.