Depois do sucesso das edições dos anos anteriores, a Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom (PARSUK) lança agora a terceira edição do PARSUK Xperience.

Este programa oferece a oportunidade a alunos de licenciatura ou mestrado de desenvolver um projeto de investigação numa universidade ou centro de investigação no Reino Unido. O programa tem a duração de quatro semanas e o estudante estará sob a orientação de um membro da organização.

Edição 2014

À edição do ano de 2014 candidataram-se 212 universitários. Foram atribuídas 2 bolsas, uma a Joana Silva, estudante da Universidade Nova de Lisboa, e outra a Rui Pedro Nunes, do Instituto Superior Técnico. A segunda bolsa foi financiada na totalidade pela Fundação Gulbenkian.

Inicialmente, a PARSUK oferece uma bolsa com financiamento próprio. Contudo, se surgirem patrocinadores no decorrer do projeto, podem ser oferecidas mais bolsas. Estas serão atribuídas de acordo com a classificação dos estudantes na seriação final.

A bolsa situa-se no valor dos 1500 euros para o estudante e visa cobrir apenas os custos relacionados com a deslocação, alojamento e manutenção. Cabe ao orientador, se tal for necessário, garantir que os custos associados ao trabalho de investigação são suportados pela instituição de acolhimento. Ao orientador também é atribuída uma bolsa no valor dos 250 euros.

Relativamente aos orientadores, são elegíveis para o cargo apenas membros PARSUK que estejam filiados numa instituição de ensino superior ou centro de investigação no Reino Unido. Devem ainda possuir o grau de doutor e apresentar a base dos projetos aos quais os alunos concorrem.

Em relação aos estudantes, de fora ficam os alunos do primeiro ano de licenciatura e de outras nacionalidades que não a portuguesa. Os candidatos são avaliados tendo em conta o seu curriculum vitae, motivação, carta de recomendação e entrevista. As candidaturas para o cargo de orientador terminam dia 15 de março. Já as candidaturas para os estudantes iniciam-se a 1 de abril e terminam a 1 de maio.

A PARSUK é uma instituição que une investigadores e estudantes portugueses no Reino Unido. Criada em 2008, o seu principal objetivo consiste em desenvolver contactos entre a comunidade e as instituições do ensino superior e profissionais em Portugal e Reino Unido.