Entre 26 e 28 de fevereiro, a organização do OPOMUN volta a estar a cargo do Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP), colégio que há sete anos assume a responsabilidade do evento. O OPOMUN é uma conferência que permite a participação, a jovens, numa realidade simulada de uma sessão da Organização das Nações Unidas (ONU). Protagonizada por vários comités de estudantes de 15 escolas nacionais e internacionais, o objetivo passa por debater e encontrar soluções para os atuais problemas do mundo. O terrorismo no Estado Islâmico, o conflito entre a Rússia e a União Europeia, o ébola e a eutanásia  são alguns dos temas em agenda na iniciativa deste ano.

A OPOMUN

Oporto Model United Nations (OPOMUN) é um projeto de simulação de conferências da ONU, criado em Portugal há oito anos e esta é já a 7.ª edição sob a organização do Colégio Luso Internacional.

O projeto faz parte de um conceito que envolve jovens estudantes nas questões contemporâneas internacionais. Todos os anos, os temas são distribuídos aos diferentes comités, que os discutem e desenvolvem num processo step-by-step de resolução de conflitos. Cidadania, cooperatividade, liderança, consciência e qualidade na educação, são os valores por detrás deste projeto.

Os alunos participantes recebem uma preparação semanas antes da conferência para adquirir as competências necessárias ao diálogo e à discussão dos temas. Uma vez que, apesar do cariz roleplay da sessão, os alunos são confrontados com problemas e adversidades bem presentes nos comités reais. As áreas de debate fluem entre os Direitos Humanos, o combate à proliferação de armas nucleares, a Justiça (pela primeira vez com a existência de um comité do Tribunal Penal Internacional) e a gestão de Conflitos Internacionais, daí a importância para que cada aluno possua conhecimentos ao nível dos conteúdos discutidos, da política externa do país que representam, assim como o funcionamento dos comités da própria ONU.

João Carvalho, aluno do CLIP e organizador do evento, diz que começou  por ser uma coisa bastante pequena. “Foi o desejo de um pequeno grupo de alunos [do CLIP] em criar um National Model United Nation (NMUN) na zona Norte e tem vindo a crescer. Esta será a maior conferência do OPOMUN até à data”, está convencido o jovem de 17 anos.

A razão está nos vários fatores diferenciadores presentes na edição deste ano: a presença de escolas internacionais, como a King’s College de Madrid e a CATS School de Londres, assim como o primeiro ano em que a conferência recebe uma escola pública, a escola secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, e a mudança de local para o Porto Palácio Hotel, na Avenida da Boavista.

Esta quinta-feira, pelas 15h30, decorre a sessão de abertura e de boas-vindas aos participantes, estando as sessões de debate agendadas para sexta-feira, dia 27, pelas 09h30.