A tradicional operação anual de manutenção do Funicular dos Guindais vai interromper o funcionamento do equipamento de 3 a 5 de março. Para minimizar o impacto junto dos clientes foi escolhida a altura com menor procura para a revisão, o início de semana no primeiro trimestre do ano.

Operado pelo Metro do Porto e construído pela sociedade “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”, o Funicular foi inaugurado em fevereiro de 2004 e liga a zona da Ribeira à Batalha. A ferrovia ligeira transporta cerca de 450 mil clientes por ano desde a sua inauguração, num percurso de 281 metros com vista sobre o Rio Douro. Cada viagem, ao longo da escarpa dos Guindais e da Muralha Fernandina, tem a duração de três minutos.

Além de ser utilizado pela população local, tem também uma forte componente turística, com maior adesão no verão e aos fins-de-semana. Em agosto de 2014 foi atingido o pico máximo de procura, com o Funicular a transportar 65 mil pessoas e a chegar a ter mais de dois mil passageiros por dia.

Por ser um dos pontos mais turísticos da cidade do Porto, a estação da Ribeira registou a maior taxa de utilização, com cerca de 80% dos clientes. Com pontos de partida e chegada próximos de locais emblemáticos da Invicta, este meio de transporte é uma boa opção para quem visita a cidade.

O Funicular dos Guindais retoma o seu funcionamento no dia 6 de março, com o mesmo horário. Cada bilhete tem o custo de 2,50 euros.