“CALE-se” é um conhecido Festival Internacional de Teatro que está a ser apresentado na Associação Recreativa de Canidelo, Vila Nova de Gaia, todos os sábados pelas 22h até 21 de março. A nona edição deste Festival é organizada pelo Cale Estúdio Teatro e o patrono da edição de 2015 é o conhecido ator António Capelo.

O evento “CALE-se” é aberto ao público e conta com a performance de grupos de teatro amador oriundos de várias zonas do país e também de Espanha. É uma forma de divulgar grupos de teatro mais pequenos e sem recursos para ter o seu próprio espetáculo.

A próxima obra a ser apresentada é do dramaturgo Gil Vicente “Cousas de Deus e do Diabo”  já no próximo sábado, dia 7 de março. O grupo amador a pisar o palco é de Ovar e a peça é para maiores de 12 anos.

Outras obras que vão estar em palco são: “Macbeto”, uma comédia musical adaptada da obra ” Macbeth” de Wiliam Shakespeare por Miguel Mestre e “Romeu e Julieta”, uma adaptação cómica da obra mais conhecida de Shakespeare.

O Festival “CALE-se” atribui no último dia de espetáculo, 21 de março, os Prémios CALE que visam distinguir as melhores prestações, entre os espectáculos a concurso e segundo a avaliação do Júri, em categorias como: Melhor Interpretação Masculina e Feminina; Melhor Cenografia; Melhores figurinos; Melhor Espetáculo, entre outros. Os prémios são reconhecimentos de mérito, simbolizados com um troféu. O Festival “CALE-se” faz também a atribuição do Prémio Público atribuído ao Melhor Espetáculo, na opinião dos espetadores que assistam à maioria das representações do “CALE-se”.