As obras que concorrem ao prémio deverão ter sido terminadas entre 1 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2014 e os autores das mesmas têm que ser membros efetivos da Ordem dos Arquitetos. As candidaturas ao PNAM podem ser feitas até 31 de março e entregues diretamente na sede da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) ou enviadas por serviço postal também para a AIMMP.

As edições do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira acontecem de dois em dois anos, desde 2011, e visam, segundo a Comissão Organizadora, “promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.” Para além da Comissão Organizadora – da qual fazem parte a AIMMP, a Ordem dos Arquitetos (OA) e a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) –, a edição deste ano do PNAM conta também com uma Comissão de Acompanhamento.

O júri desta terceira edição vai ser presidido pelo arquiteto Luís Rebelo de Andrade, um importante nome para a arquitetura portuguesa, e os resultados vão ser anunciados em junho deste ano. Na primeira edição, o vencedor foi o arquiteto Carlos Castanheira, com a obra “Casa de Adpropeixe”, e na segunda edição foi a obra “N10 Indoor”, dos Comoco Arquitetos, que levou o prémio para casa.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 19 de junho, no Palácio do Bolhão, e o vencedor vai receber o Prémio Sonae Indústria – patrocinador do evento – e o Troféu PNAM 2015, da autoria do mestre Siza Vieira.