O quinto dia da edição deste ano do festival de cinema iniciou-se com “Children’s Show”, uma produção do realizador Roderick Cabrido,  e, que vindo das Filipinas e, em antestreia europeia, mostrou aquilo que em Portugal ainda não se conhece. O filme foi apresentado pela equipa de atores que fazem parte daquela produção que mostrou os contrastes que se podem ver nas Filipinas.

O dia continuou com uma produção italiana à saída do grande auditório do teatro. O filme “The Perfect Husband” gerou consensualidade e os espetadores atribuíram os adjetivos “estranho” e “ilógico” ao filme de Lucas Pavetto. Aquela sala do Rivoli não estava cheia, mas para um meio de tarde durante a semana, encontrou-se composta.

Em simultâneo, na outra sala do Rivoli, o pequeno auditório, fazia-se uma ode às curta-metragens espanholas, de vários realizadores, sete foram as apresentadas ao público do Fantasporto. Também, as curtas produzidas em Portugal estiveram em destaque. Na parceria nacional com o Cineclube de Avanca 2014 foram exibidas seis pequenas produções.

Uma das produções cinematográficas mais esperadas, pelos espetadores mais atentos do festival, era o filme “Dementia”. Exibido na tarde desta terça feira, não encheu o grande auditório. A afluência rondou as 50 pessoas, mas a atenção instaurou-se no momento em que o diretor filipino, Perci M. Intalan, subiu ao palco. Com palavras de agradecimento ao público e à organização do Fantaporto, o filipino apresentou a sua produção que esteve em antestreia europeia no festival. O diretor de “Dementia” disse ao JPN, minutos antes do filme começar, dizendo que “o cinema que se faz nas Filipinas é diferente do que o cinema se faz na Europa, mas que não deixa de ter de grande valor cinematográfico”.

À saída, os espetadores pareceram ter apreciado o horror à mistura com o fantástico. Para, João Cruz, o que mais impressionou no filme foram as imagens.

Ao final da tarde, a comédia canadiana “Wolfcoop” levou um grande número de espetadores ao grande auditório do Rivoli. A produção sobre um polícia que se torna lobisomem foi apresentado pela equipa de atores.

O quinto dia terminou com “The Canal” de Ivan Kavanagh. A produção de horror irlandesa foi antecedida pela curta-metragem alemã “Alekto” que foi exibida em estreia mundial.

No pequeno auditório este dia do festival terminou com um filme norte-americano. A “Drones”, produção de Rosenthal, antecedeu-se “Gliese”, um filme holandês de ficção científica.

Assim, o quinto dia do Fantasporto 2015 terminou com uma panóplia cinematográfica cultural. O festival dura até ao próximo sábado, 7 de março, no teatro Rivoli.