Um estudo do Samsung Hospital Kangbuk realizado a mais de 25 mil funcionários concluiu que tomar três a quatro cafés por dia limpa as artérias e, assim, diminui o risco de doenças cardíacas. Os exames de saúde de rotina foram feitos a homens e mulheres, com idade média de 41 anos, e permitiram observar que esta bebida evita o entupimento das artérias, um conhecido fator de risco para doenças cardíacas, confirmaram cientistas sul-coreanos.

O café é uma bebida que gera muita polémica devido aos verdadeiros efeitos que têm sobre a saúde do coração. O debate deve ser  reaberto após a apresentação dos resultados do estudo na especializada revista científica Heart.

No entanto, uma das investigadoras, Victoria Taylor, revela que as ilações retiradas desta larga amostra não garantem que o café tenha o mesmo efeito em toda a população. O café contém cafeína, estimulante, e outros compostos que podem ter efeitos nocivos em alguns indivíduos.

A conclusão retirada do estudo – a menor probabilidade de ter depósitos de cálcio nas artérias coronárias e, por conseguinte, a redução do risco de aterosclerose coronariana, uma condição potencialmente mortal – destaca a eventual ligação do consumo de café com o menor risco de obstrução das artérias.