O Congresso, que chega à Casa da Música na próxima terça-feira, é organizado pela Fundação Espanhola “Lo que de Verdad Importa” e veio até Portugal para conduzir os jovens a um estilo de vida baseado no otimismo, na solidariedade, na superação, no perdão e na tolerância: valores universais que realmente interessam.

O primeiro convidado a passar o testemunho, a partir das 10h, é Bento Amaral. Aos 25 anos ficou tetraplégico e viu a sua vida estagnada, mas depressa percebeu que podia dar a volta à sua condição: terminou o curso em Engenharia Alimentar, tornou-se professor e enólogo, continuou a praticar vela e, em 2005, sagrou-se campeão mundial.

Às 11h15 é a vez de Lucía Lantero contar a sua história. A jovem espanhola esteve no Haiti como voluntária e fundou uma Organização Não-Governamental que fornece alimentos, abrigo, educação e apoio psicológico a crianças haitianas cujos pais se viram obrigados a abandonar a família devido à pobreza.

Por último, às 15h, a Casa da Música recebe Johnson Semedo, que aos nove anos deixou a escola, tornando-se num miúdo de rua envolvido na droga e no crime. Este estilo de vida valeu-lhe 10 anos de prisão, mas depois de cumprir a pena decidiu investir num presente e futuro melhores: fundou a Academia Johnson, que pretende tirar crianças e jovens das ruas e encaminhá-los para uma vida com verdadeiro significado.

Será na Sala Suggia que os convidados terão oportunidade de inspirar outras pessoas. A entrada é gratuita, mas está sujeita a uma inscrição individual no site oficial da Fundação Espanhola “Lo que de Verdad Importa”.