A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebeu, nesta quarta-feira, o primeiro encontro Ohayou, Porto!. Na opinião da organização, o evento dedicado à cultura pop japonesa excedeu as expectativas, obrigando mesmo a uma mudança para uma sala com maior capacidade. Cerca de quarenta pessoas estiveram presentes neste primeiro encontro que teve como objetivo esclarecer e recolher sugestões para eventos futuros.

Sofia Santos e Rui Duarte, estudantes do curso de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUP, foram os anfitriões do encontro e fizeram questão de frisar o caráter informal e de partilha que esta comunidade offline pretende manter. Ao longo desta primeira sessão, que durou cerca de uma hora e meia, diversos temas foram debatidos.

Desde a visualização de Anime, Cosplay, jogos e torneios com prémios, passando por uma visita a um dojo e até à aprendizagem da língua japonesa, o Ohayou, Porto! quer promover a partilha de ideias sobre a cultura nipónica como um todo, e não só da sua cultura pop.

Já há atividades marcadas

Entre os participantes destacou-se a presença de dois grupos ligados a este universo, mas na vertente online: PtAnime e My Dear J-Rock. Nascido em 2011 pela mão de três amigos, PtAnime é uma comunidade que divulga Animes pouco conhecidos e também este tipo de eventos.

Outro dos objetivos é facilitar a partilha de conhecimentos com os leitores. Ao longo dos anos, o projeto cresceu e agora pretendem evoluir para o offline, tendo o Ohayou!Porto! como um parceiro estratégico para a transição. O grupo conta agora com oito pessoas, aficionadas pelos videojogos, manga, anime e tudo o que diz respeito à cultura japonesa.

My Dear J-Rock, fundada em 2012, é uma organização sem fins lucrativos destinada à divulgação de J-rock (abreviatura para “Japonese Rock”), visual kei e do street fashion de Harajuku em Portugal.

Para os interessados, o Ohayou, Porto! vai estar presente no aniversário da Aniplay, já no próximo sábado, 7 de março. Ficaram também agendados mais dois encontros: para dia 9 de março está prevista a realização de um jogo e no dia 13 de março irá ser exibido  um filme.