David Kuk é a personalidade luso-chinesa de 2014 e recebe o prémio este sábado, na Biblioteca Almeida Garrett, pelas 18h. O prémio desta edição vai ser entregue ao CEO do grupo Dah Chong Hong (DCH), pelo papel que este, ligado à logística e distribuição, tem na promoção de importações de produtos alimentares portugueses na China, em Hong Kong e Macau.

O grupo DCH é um dos mais importantes da China e representa interesses nas áreas da logística, comercialização e manutenção automóvel e distribuição alimentar, com um volume de negócios anuais no valor de 5,2 mil milhões de euros.

A associação

A Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) foi criada em 2012 por um grupo de empresários portugueses e é uma entidade sem fins lucrativos destinada a estreitar as relações entre Portugal e a China e a fortalecer a posição de Portugal no mercado chinês.

O evento contará com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), e do secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e será promovido pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC).

O título de personalidade luso-chinesa é atribuído desde 2013, no sentido de destacar publicamente cidadãos chineses e/ou portugueses que tenham tido um “contributo empreendedor, inovador e responsável no contexto das relações empresariais e económicas entre Portugal e a China”. O galardoada do ano passado foi Vítor Sereno, Cônsul-Geral de Portugal em Macau.