O Clítoris da Razão já conta com dois anos de existência, foi um projeto fundado por Adriana Delgado, Catarina Correia e Tiago Alves Silva e apresenta-se como “a tua dose diária de feminismo”. O JPN esteve à conversa com a Adriana para conhecer este projeto.

Origens clitorianas

A ideia de criar O Clítoris da Razão ”surgiu um bocado por acidente”, explicou Adriana. Começou a ser pensado em finais de 2012 e a 13 de Março de 2013 ouviu-se a primeira emissão na Rádio Zero, do Instituo Superior Técnico. Um ano depois surge o site d’O Clítoris da Razão em formato de magazine online mensal.

O quê da Razão?

Chama-se O Clítoris da Razão. O nome foi ideia do Tiago Alves Silva. A Adriana Delgado não sabe de onde surgiu mas é uma menção importante à sexualidade feminina que ainda é muito tabu e, claro, ao órgão sexual feminino responsável pelos orgasmos de muitas mulheres.

O programa de rádio é transmitido na Rádio Zero à quarta-feira (21h30) e ao sábado (16h30).

Ouve o jingle d’O Clítoris

Num programa feminista que tenta ser interseccional e representativo, o objetivo é “tentar levar o feminismo às pessoas fora das redes académicas e fora das redes ativistas, num espaço informal onde se pudessem debater estes temas”, disse a co-fundadora d’O Clítoris. Este espaço abraça todo o tipo de público: as “femininas de gema”, as pessoas que querem conhecer melhor o feminismo e até explica um pouco mais sobre este movimento que remonta ao século XIX a quem “é contra”.

Desde que haja uma perspetiva de género, todos os temas têm importância n’O Clítoris da Razão: política, arte, sexualidade, desigualdade de género no quotidiano, direitos sexuais e reprodutivos, feminismo e os homens, são alguns dos assuntos que já passaram por este projeto.

Novos projetos

Com várias ideias debaixo da manga, O Clítoris da Razão promete um 2015 cheio de novos projetos. Vão inaugurar o Miau cLit, um clube literário, organizado em conjunto com o GATA – Group for Activism and Transformation through Art, focado na leitura e debate de obras feministas que estreia em abril e terá edições mensais, por agora, em Lisboa.

Para além disso, vão lançar, no seu site, uma secção dedicada a perfis de mulheres de relevo no panorama feminista português e a crítica mensal de livros feministas. Já numa iniciativa alargada ao programa de rádio, vai ser reforçada a cobertura de eventos e a divulgação do trabalho de associações feministas, bem como dar a conhecer a história do feminismo português.

O Clítoris da Razão quer continuar a espalhar a palavra do feminismo “sem elitismos” e para todos.