As W/sessions são um exemplo de uma iniciativa que pretende atenuar as desigualdades entre sexos. O projeto consiste na realização de sessões mensais, em vários locais da cidade Invicta, que contam sempre com duas convidadas – mulheres de sucesso no mundo laboral -, com o objetivo de “discutir” o papel da mulher no mercado de trabalho.

Esta iniciativa surgiu em dezembro de 2014 pelas “mãos” de Diana Martins e Sílvia Coimbra, antigas alunas da Universidade do Porto (UP). Recém-chegadas ao mercado de trabalho, e com as dúvidas normais de quem entra nessa fase da vida, aperceberam-se que havia muito poucas mulheres nos cargos de liderança de topo em Portugal –  apenas 16%.

Assim, consideraram importante “apresentar role models, exemplos de pessoas, e, neste caso, de mulheres  às pessoas, pois as suas histórias acabam por inspirar, dar mais confiança para querer ser mais, sonhar mais alto, não ter medo de seguir os sonhos “, afirma Sílvia Coimbra.

Com esse objetivo em mente, definiram que “era importante fazer alguma coisa que estivesse ao nosso alcance”, como indica Diana Martins, e deram início às W/sessions.

As sessões de diálogo criadas por este projeto, colocam frente a frente “homens e mulheres, com diferentes experiências e formas de encarar a vida”, apontam as fundadoras. O objetivo é que as convidadas falem, não só do seu percurso profissional, todas as dúvidas, dificuldades e expectativas por que passaram nesse caminho para, de alguma forma, ajudar aqueles que as ouvem, mas também dos seus lemas de vida e motivações. “Isto muito relacionado com que conselhos é que também tem para nos dar, que dúvidas é que teve e como é que as resolveu”, explicam.

As W/sessions já vão para a 3.ª edição

As duas primeiras sessões contaram com nomes com Maria Antónia Torres (Partner da PwC e responsável pela Diversidade), Rita Nabeiro (CEO Adega Mayor), Lisa Azevedo (Business Transformation Leader na NOS) e Graziela Terra (Commercial Manager of Financial Services). A primeira aconteceu na Casa do Infante e a segunda teve lugar no Palácio das Artes, com o apoio da Câmara do Porto e da Fundação da Juventude, respetivamente. São ainda apoiadas pela UNICER e pelo Continente.

As criadoras das W/sessions apostam na diversidade de convidadas, mulheres de sucesso com percursos diferentes, para que assim consigam mostrar aquilo em que realmente se baseiam: “Todos temos o nosso futuro, coisas diferentes, mas no final o que é importante é perceberemos o que nos faz feliz – queremos que as pessoas tenham a confiança necessária para seguir aquilo que realmente querem ser”, afirmam as fundadoras do projecto.

Diana Martins e Sílvia Coimbra chamam ainda a atenção para o facto de não ser fácil alterar a realidade de hoje, por várias razões: os factores históricos, como o papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos, influenciam a posição actual do sexo feminino no mundo laboral. No entanto, para Sílvia “a evolução tem sido feita naturalmente (…) a nossa geração tem muita energia, apesar de muitas vezes acharmos que somos uma geração que não quer trabalhar”. As promotoras da iniciativa consideram que a chave da mudança é acreditar que não existem limites e que é possível existir um futuro mais igualitário entre homens e mulheres.

As sessões marcam todos aqueles que participam nelas, e até mesmo as próprias fundadoras. Diana Martins considera “profundamente interessante, que na verdade somos (mulheres) todas iguais, toda a gente tem as mesmas dúvidas e passamos todas pelo mesmo”. Para Sílvia Coimbra a demonstração de que “aqueles que estão no poder parecem inalcançáveis, quando na verdade não o são” é a maior lição que tem aprendido com esta iniciativa.

As sessões são abertas ao público em geral e têm um valor simbólico de cinco euros. A próxima irá acontecer no dia 26 de Março, e conta já com uma convidada confirmada – Conceição Zagalo, funcionária do IBM durante 38 anos, chegou à Administração e ao departamento de Marketing.