A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) realiza, uma vez mais, um conjunto de workshops que abordam problemas comuns a toda a comunidade universitária, ao nível da gestão das expectativas, como lidar com a ansiedade e como melhor gerir o tempo disponível.

Estes workshops são uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) do Departamento de Educação e Simulação Médica (DESM) da FMUP.

Durante o mês de março vão ser realizados três workshops, sempre entre as 14h30 e as 17h30: Gestão de Expectativas, nesta quarta-feira, dia 11, no edifício clássico do Hospital de S. João, por cima do salão de alunos, no Anfiteatro Novo B; Gestão de Ansiedade, no dia 18, em local a designar; e Gestão de Tempo,  o workshop final que vai ter lugar no dia 25, também em local ainda a anunciar.

A lecionar os cursos, em simultâneo, vão estar Elizabete Loureiro, coordenadora executiva do Centro de Educação Médica da FMUP e do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE), bem como responsável pelo projeto, assim como Isabel Lourinho e Tânia Rodrigues, ambas coordenadoras do GAE.

Como saber “controlar a ansiedade e rentabilizar o tempo disponível”

Em declarações ao JPN, Elizabete Loureiro relembra que o GAE tem a missão de servir e dar apoio à comunidade estudantil nas mais diversas matérias e acrescenta que “estes workshops nascem de uma lógica de repensar e otimizar a forma como os estudante gerem o seu tempo, as expectativas e a ansiedade”.

Segundo a informação recolhida pelo JPN, o objetivo é  que os estudantes estejam conscientes da forma como estes fatores influenciam o seu dia-a-dia. Elizabete Loureiro refere ainda que “é fundamental dotar a comunidade universitária com as ferramentas que lhe permita controlar a ansiedade e rentabilizar o tempo disponível”. “Estes são pontos fundamentais para o bem estar psicológico dos estudantes”, admite a responsável.

Segundo a organização, os workshops estão a ter bastante procura, sobretudo por parte dos estudantes do sexo feminino. Esta iniciativa são uma mais valia para os alunos da FMUP que representam a maior fatia de inscritos mas alerta-se e aconselha-se a participação a toda a comunidade da Universidade do Porto.