Nesta quarta-feira, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai ser palco de lançamento do livro “Geração Europa? Um estudo sobre a emigração qualificada para França”, da autoria de João Teixeira Lopes, sociólogo e professor da Universidade do Porto. A obra é baseada num estudo de investigação sobre a emigração jovem portuguesa para França desde o início da crise económica e social, em 2008.

A ideia surgiu através de um desafiado lançado pela Direção Geral das Comunidades Portuguesas e dos Assuntos Consulares (DGACCP) ao autor, para a produção de dados inexistentes sobre emigração qualificada.

O “destino clássico de emigração portuguesa”

Centrada em jovens, entre os 18 e os 35 anos, portugueses qualificados e emigrantes em França, foram inquiridas, no processo de recolha e desenvolvimento, cerca de 100 pessoas, tendo 13 das quais sido sujeitas a “entrevistas biográficas, aprofundadas e longas”. “Não é uma amostra representativa, é um estudo exploratório”, explica ao JPN o sociólogo.

Segundo João Teixeira Lopes, França é um modelo base para análise desta temática, pois é “um destino clássico de emigração portuguesa”, havendo, desta forma, um estímulo para a comparação na atitude, experiência e valores entre esta vaga de emigração jovem com anteriores vagas, como a do início dos anos 90.

O lançamento do livro, agendado para as 15h na sala de reuniões da FLUP, contará com as presenças do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e da presidente do Observatório dos Luso-Descendestes (OLD), Emmanuelle Afonso.