Para o segundo ano de mandato, a Câmara do Porto lançou um desafio à cidade: percorrer o tema da Felicidade, caminhando não só por sítios que tomamos por seguros, mas também por incertezas e inquietações; um caminho contraditório, mas necessário. Felicidade Paradoxal é o nome deste programa temático, onde se insere a exposição “You Love Me, You Love Me Not”, que pode ser vista até ao dia 17 de maio, na Galeria Almeida Garrett.

A mostra de Sindika Dokolo é um conjunto de obras de períodos e artistas distintos – alguns bastante conhecidos e outros ainda por descobrir. Apesar das diferentes estéticas, juntas, as peças de arte escolhidas dialogam entre si e representam, segundo o próprio Sindika Dokolo, “um espólio suficientemente representativo da produção artística africana”. A arte africana tem-se mostrado de mãos dadas com a arte contemporânea e “You Love Me, You Love Me Not” mostra-nos isso mesmo.

“Everybody is asleep but me” (Toda a gente está a dormir, excepto eu) pode-se ler numa das instalações presentes em “You Love Me, You Love Me Not”, mas, através de uma reflexão social e política sobre o amor, a identidade e o território africano, a exposição pretende ser um “acordar” para aqueles que a visitam.