Propriedade do Estado português desde 1986 e aberto ao público desde 1987, o Parque de Serralves consta na lista dos 250 jardins mais notáveis do mundo, segundo o livro da editora britânica Phaidon, “The Gardener’s Garden”.

O livro, lançado no final de 2014, contempla 250 jardins espalhados pelos cinco continentes e conta com mais de 1.200 ilustrações de todos eles, nas suas 450 páginas. A “verde” lista, produzida por especialistas da área de várias nacionalidades, está à venda na livraria de Serralves.

Neste privilegiado conjunto de jardins mais notáveis do mundo, para além do Parque de Serralves, constam mais quatro portugueses. São eles a Quinta da Regaleira, em Sintra, o Jardim do Palácio dos Marqueses da Fronteira, em Lisboa, o Parque Terra Nostra, nos Açores e, ainda , a Quinta do Palheiro, na Madeira.

“Um jardim notável, imperdível numa visita ao Porto”

João Almeida, diretor do Parque de Serralves,  afirma que o “Parque de Serralves é um caso único. Um exemplo único de um jardim histórico”. O diretor mostra, ao JPN, a sua satisfação quanto à inclusão do Parque nesta lista. O jardim construído nos anos 30 do século XX pelo arquiteto francês Jacques Gréber tem um valor muito significativo para a arte de jardins e a arquitetura paisagística, segundo o responsável do Parque.

O jardim é uma das poucas obras deste arquiteto que ainda sobrevive nos nossos tempos, estando quase na sua forma original, contribuindo ainda para o seu enorme valor histórico.

O Parque

Uma das particularidades do Parque de Serralves é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por vegetação autóctone e exótica, que inclui cerca de quatro mil exemplares de plantas lenhosas, com aproximadamente duzentas espécies e variedades.

Aos domingos, das 10h às 13h, a entrada no Parque é gratuita.

Segundo João Almeida, o jardim tinha sido já reconhecido no nosso país como tal, quando, em dezembro de 2012, foi classificado Monumento Nacional. O diretor afirma que, agora, “a sua inclusão nesta belíssima publicação da Phaidon, como é óbvio, deixa [os responsáveis pelo jardim] muito satisfeitos e acaba por ser também um reconhecimento internacional do valor do Parque, algo que se tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, na área dos jardins históricos portugueses”.

O crescimento do turismo internacional em relação ao Porto tem-se projetado a Serralves, notando-se o aumento de estrangeiros a visitar o Parque, diz também o diretor.

Sendo um jardim com uma enorme diversidade e com características muito específicas, a manutenção do Parque requer uma manutenção complexa, uma vez que é um espaço com necessidades particulares. Mas, de acordo com João Almeida, os muitos anos de experiência e as ações regulares de manutenção do jardim conseguem garantir a excelência do Parque, à qual os seus visitantes têm sido habituados.