António Jorge Pacheco, diretor artístico da Casa da Música, passa a ser, a partir desta sexta-feira, cavaleiro das Artes e das Letras pela embaixada de França presente em Portugal. A atribuição do título deve-se à influência que o profissional tem tido na propagação da cultura francesa em território nacional.

A condecoração foi criada no ano de 1957 com o objetivo de homenagear personalidades que se destacam na difusão da cultura francesa em outros países. O grau de cavaleiro das Artes e das Letras é considerado uma das mais altas distinções honoríficas da república francesa.

Diretor artístico da Casa da Música desde 2002, António Jorge Pacheco nasceu em 1960 na cidade do Porto e iniciou a sua carreira na Fundação Luso-Internacional, em 1988, como consultor artístico. No ano de 1995 tornou-se programador cultural do Europarque, terminando funções em 1999.

Entre 2000 e 2001 desempenhou as funções de consultor artístico da Casa das Artes de Famalicão, último cargo que ocupou antes de se iniciar na Casa da Música. Além do cargo desempenhado na instituição portuense, António Jorge Pacheco é ainda membro da direção da instituição Réseau Varèse e membro do júri do festival Bienal de Veneza, uma exposição internacional de arte.