A Câmara de Matosinhos aprovou, esta semana, um investimento de cerca de 250 mil euros para albergar o Rali de Portugal. Este evento, integrado no calendário do World Rally Championship (WRC), vai voltar a ocorrer no norte de Portugal. A região está afastada das competições desde 2001, é conhecida a nível internacional por oferecer troços ideais para a prática da modalidade, paisagens magníficas e espectadores apaixonados.

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) é o responsável pela organização da prova que terá início já no dia 21 de maio, em Guimarães, junto ao castelo. Segundo Amadeu Portilha, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, “a realização no norte de Portugal do Rali de Portugal 2015 é estratégica para a região e para a sua afirmação”. A verba que o Turismo de Portugal sempre concedeu a esta prova foi retirada e as Câmaras envolvidas foram chamadas a mais um esforço financeiro suplementar, “tendo em conta a grande visibilidade internacional que é associada a este evento”.

Matosinhos é o “centro nevrálgico” da competição

Foi na passada terça-feira, 10 de março, que a Câmara Municipal de Matosinhos anunciou um investimento na ordem dos 250 mil euros para acolher o Rali de Portugal. A verba tem como objetivo cobrir as despesas técnicas e de organização, montar o pódio e construir as infraestruturas de segurança necessárias. O centro logístico da prova terá lugar nas instalações da Exponor.

A autarquia considera o Rali de Portugal “um excelente veículo de promoção da cidade a nível nacional e internacional”, na sequência da grande divulgação mundial associada ao WRC, conforme refere o responsável pelo gabinete de comunicação da Câmara, Jorge Marmelo. Uma vez que todas as etapas da competição partem e regressam à cidade de Matosinhos, o município vai “aproveitar para dar a conhecer o que tem de melhor”, com destaque para o campo da gastronomia e da hotelaria. Aliás, já há uma série de hotéis esgotados nas datas referentes ao evento. Em termos de retorno económico, os números não enganam: “Por cada euro investido, regressam cerca de cinquenta”.

A competição terá a duração de quatro dias (21-24 de maio) e será totalmente disputada a norte do Douro em 16 provas distintas. Alguns dos outros locais que vão participar nesta edição do WRC são Lousada, Amarante, Ponte de Lima, Mondim de Basto e Fafe, cidade conhecida como a “catedral dos ralis” pelo troço Fafe/Lameirinha. A ACP promete “uma prova moderna que integra no seu percurso alguns dos cenários míticos onde se escreveram importantes páginas da história da prova”.