No próximo sábado, dia 21 de março, assinala-se o Dia Mundial da Poesia com manifestações festivas e históricas pelas ruas do Porto. A Fundação Inatel, em parceria com a Câmara Municipal do Porto (CMP) criou o projeto “Poesia em Sophia” num tributo a Sophia de Mello Breyner Andresen. A iniciativa terá lugar nos Jardins do Palácio de Cristal, a partir das 15h, com a celebração festiva da vida e obra da poetisa que nasceu no Porto. A Avenida das Tílias irá ser o centro das várias atividades ao ar livre, com teatro, música, artes plásticas e contos infantis numa tarde dedicada às famílias.

A leitura do “Manifesto pela Poesia”, de Maria Andresen, poetisa e filha da homenegeada, pela voz do ator António Capelo irá realizar-se na Concha Acústica pelas 16h30. De seguida, o auditório da Biblioteca Almeida Garrett abre portas para um espetáculo comemorativo de poesia, música e bailado, com a participação da comunidade escolar. A exibição conta ainda com a presença de várias personalidades da cidade que, em palco prestarão, homenagem à poetisa: Rui Moreira, Paulo Cunha e Silva, Olga Cardoso, Júlio Magalhães, Carlos Daniel e Óscar Branco, entre outros.

A neta da poetisa, Rita Sousa Tavares também estará presente na iniciativa para testemunhar a vivência afetiva com Sophia. Já Pedro Eiras, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fará o enquadramento da obra da autora.

Museu Nacional da Imprensa também comemora a poesia

Também o Museu Nacional da Imprensa (MNI) assinala o Dia Mundial da Poesia com a inauguração da exposição “Poesia em Rotação”, em homenagem aos poetas portugueses internacionalizados em capas de vinil. A mostra contará com 200 capas de discos de poesia e reúne nomes de poetas portugueses e estrangeiros como Alexandre O´Neill, António Gedeão, Ary dos Santos, Bocage, Dylan Thomas, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Mário Cesariny, Miguel Torga, Neruda, Sylvia Plath, Victor Hugo, Vinicius de Moraes, entre muitos outros.

Os poemas poderão ser ouvidos nas vozes dos próprios poetas ou de atores como Armando Cortez, Eunice Muñoz, João Villaret, Maria Barroso, Mário Viegas e Ruy de Carvalho, numa exposição que se manterá até 24 de maio de 2015.

Além da abertura da exposição, o Museu Nacional da Imprensa irá apresentar a Maratona Poética do Porto, um concurso para descobrir novos talentos e promover a arte de bem dizer poesia. Entre as 15h e as 18h do dia 21 de março,  um júri premiará o melhor dizedor de poesia da tarde, que receberá como prémio um voucher para um fim-de-semana especial.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do Museu Nacional da imprensa, até ao dia 19 de março. Ambas as iniciativas são de entrada livre e pretendem convocar a população para um encontro coletivo e celebração da poesia e do património literário português.