As obras de 12 artistas visuais e designers portugueses da “Geração Y” vão ser o pano de fundo da exposição Y [why?], que arranca no próximo dia 19, no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto. Os artistas em questão pertencem à ‘Geração Y’, Milenar ou Geração da Internet, isto é, jovens que nasceram entre a década de 1980 e o ano de 2000 e que viram a Internet e as novas tecnologias digitais moldar os seus hábitos e comportamentos sociais.

Todos os artistas têm selo português, mas estão divididos entre o Porto, Lisboa, Londres, Paris, Berlim, Amesterdão e Viena. Refletem, nas suas obras, questões como a globalização, a internacionalização, a emigração ou a precariedade.

Márcia Novais, João Sobral, Diana Carvalho, Svär, Bruno Zhu, Wethknot, Pedro Henriques, Jérémy Pajeanc, Dário Cannatà, Maria Trabulo, Atlas Projectos e And Atelier pertencem à mesma geração de portugueses e interrogam o significado desta circunstância. Questionam, também, a forma como o acesso à informação e à publicação independente afetaram os seus percursos académicos, profissionais e pessoais.

A iniciativa é uma co-produção do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, da Associação Cultural Saco Azul e da dupla Drumond Frutuoso. Na sessão de inauguração, na Câmara Municipal do Porto, às 19h, a dupla Drumond Frutuoso fará a leitura de “Discurso de um y”, da autoria de João Sobral.

A exposição pode ser visitada até 23 de junho, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 18h.