Esta sexta-feira, 20 de março, vai ocorrer um eclipse solar visível um pouco por toda a Europa. O fenómeno terá inicio às 08h e termina por volta das 10h, sendo que o pico acontece por volta das 09h. O eclipse total terá um maior foco de incidência na região norte do continente europeu (Noruega) e no Pólo Norte. Em Portugal Continental e ilhas será visível, mas apenas de forma parcial.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol, ocultando desta forma a luz solar numa estreita faixa terrestre. O fenómeno acontece apenas quando estamos perante a fase de Lua nova, período em que esta está perfeitamente posicionada entre a Terra e o Sol.  Para aqueles que, desde 1999, não testemunham nenhum eclipse e, nesta sexta-feira, querem vê-lo, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Planetário do Porto- Centro de Ciência Viva recomendam precaução na observação direta do Sol.

Medidas de precaução

Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, a utilização de filtros solares para proteção dos olhos (filtros oculares) ou equipamento adequado para a observação do eclipse é estritamente necessária. Os filtros solares são vendidos em farmácias e devem cumprir a Norma Europeia (EN 169/1992) prevista para a visualização deste tipo de fenómenos. No caso de uso de óculos graduados, os filtros solares devem ser colocados antes dos mesmos. No caso da observação por telescópios, estes devem usufruir de filtro solar adequado e podem ser adquiridos em lojas da especialidade. A ausência do cumprimento destas normas pode trazer graves efeitos prejudiciais à saúde visual.

“As pessoas, para verem um eclipse, têm que ter algum equipamento adequado. Aqueles óculos próprios para observação do Sol, ou, então, vão ter que se deslocar a algum local apropriado, como o Planetário do Porto ou outros sítios que estão a fazer observações públicas”, refere Filipe Pires, membro do Planetário do Porto.

Óculos graduados, lentes escuras, filtros solares combinados com  binóculos e até mesmo câmaras fotográficas não são opção, pois, apesar de reduzirem em parte a luminosidade proporcionada pela luz natural, as radiações emitidas pela luz solar acarretam graves implicações para a visão humana, podendo afetar gravemente a retina.

Maria João Quadrado, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), refere ainda a importância das pausas essenciais durante a observação do fenómeno, mesmo com o uso de material adequado. “Nunca exceder a observação contínua com óculos de proteção especial por períodos de mais 30 segundos, fazendo sempre intervalos de três minutos de descanso”. Maria João Quadrado afirma que tal evita “o efeito cumulativo na retina”.

Eclipse solar no Planetário do Porto

O Planetário do Porto- Centro Ciência Viva está de portas abertas para a observação do eclipse solar desta sexta-feira. As portas abrem às 08h e a visualização será feita entre o horário de abertura e as 10h. Se as condições atmosféricas estiverem reunidas, a equipa do Planetário do Porto irá disponibilizar, a quem se deslocar ao local, óculos de observação e telescópios com filtros apropriados para a visualização do primeiro eclipse solar de 2015. “Vamos ter vários telescópios disponíveis. Adquirimos também alguns óculos que vamos disponibilizar às pessoas para verem o fenómeno”, refere Filipe Pinto, membro do Planetário do Porto.

A recente remodelação do Planetário do Porto vai permitir ainda uma sessão especial de observação do eclipse. A equipa do Centro de Ciência Viva preparou uma pequena surpresa para todos os entusiastas da astronomia, que irá ter lugar dentro da cúpula do Planetário, onde recentemente foi “instalado um novo sistema digital de projeção imersiva fulldome“.

Mas as atividades previstas para este dia não ficam por aqui. O Planetário do Porto, em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IASTRO) e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), vai realizar um estudo que pretende “estimar a distância entre a Terra e a Lua, a partir de observações do eclipse solar” desta sexta-feira. Este programa terá um caráter meramente pedagógico e a organização convida as escolas, instituições e qualquer indivíduo a juntar-se ao estudo.

O acesso ao Planetário do Porto e a este dia especial dedicado ao Eclipse Solar 2015 é gratuito e, para quem quiser participar nas atividades previstas, basta efetuar o registo aqui.