O projeto Locomotiva, promovido pela PortoLazer e sob a alçada da Câmara Municipal do Porto, viu a sua visão aceite depois de concorrer à “ON.2 – O Novo Norte”. Esta proposta implicava uma reabilitação do centro histórico do Porto, com partida em São Bento. A promessa foi cumprida.

Projeto Locomotiva

O Projeto Locomotiva arrancou em dezembro de 2014 e tem vindo a dar-se a conhecer ao público através de várias iniciativas. Prometem reabilitar o centro da cidade invicta com vários eventos, concertos e workshops. Estarão no ativo até junho de 2015.

O local escolhido foi o antigo parque de estacionamento da REFER, na parte norte da estação de São Bento, onde foi aberta uma esplanada e uma zona de ocupação criativa. Quem também não ficou de parte foram os armazéns de mercadorias do mesmo operador ferroviário, que agora alojam um bar e várias galerias.

A abertura do largo contou com diferentes performances de balleteatro, dj sets e exposições. Houve ainda tempo para a atuação do português J. P. Simões, que ocupou o palco por onde mais artistas irão passar.

No dia 28 de março, volta a festa ao Largo de São Bento, que se vai abrir a novos espaços. A Locomotiva fará também paragens na Avenida D. Afonso Henriques, na Rua das Flores, na Ribeira e até no miradouro da Sé. O coração do Porto bate mais forte com a Locomotiva, “a máquina que tudo puxa”.