Nesta terça-feira, a partir das 21h30, decorre, no Planetário do Porto, um debate público, denominado “Habitability in the Universe: From the Early Earth to Exoplanets”. Na cúpula daquele local, o debate permitirá a participação de nomes como Jorge Paiva (Jardim Botânico da Universidade de Coimbra), Zita Martins (Imperial College) e Nuno Cardoso Santos (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – IA – e DFA/FCUP) na discussão do tema.

Esta conferência faz parte da ação COST Life Origins (Origens da Vida) e é coorganizada pelo IA, Planetário do Porto e Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Sendo uma ação europeia, o debate visa investigar como surgiu a vida e como esta evoluiu no planeta Terra e noutros do universo.

Contendo um vasto leque de trabalhadores, engloba  investigadores de vários países, especialistas em áreas da Biologia, Geologia, Astrofísica, Paleontologia, Engenharia, História da Ciência e Filosofia.

Esta organização pretende responder a três grandes perguntas: como, quando e de que forma a vida surgiu e evoluiu na Terra? Quais as condições necessárias ao aparecimentos da vida? Existe vida noutros locais do Universo e, se sim, como poderá ser detetada e identificada?

Todas estas questões serão trabalhadas e discutidas durante a conferência. Segundo Nuno Cardoso Santos, coorganizador do evento e membro do painel do debate, “hoje sabemos que, talvez, a maior parte das estrelas que vemos no céu têm planetas à volta. Estamos, por isso, cada vez mais perto de encontrar um planeta onde a vida talvez se possa ter desenvolvido. Faz, por isso, cada vez mais sentido, debater este tema”, afirma.

A entrada e participação neste debate é gratuita para todos os interessados.