Lançado pela Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), o Living Galiza é um projeto conjunto em que o objetivo não é apenas renovar e inovar os estabelecimentos comerciais, mas também chamar pessoas para uma determinada zona urbana.

Os eixos elegíveis para este projeto são a Rua Júlio Dinis, desde a Rotunda da Boavista até ao Palácio de Cristal, a Praça da Galiza até aos semáforos do Campo Alegre e, ainda, a Rua da Torrinha.

Conforme a informação apresentada na sessão informativa sobre o projeto Living Galiza, em que o JPN esteve presente, podem candidatar-se à iniciativa, micro e pequenas empresas que tenham como atividade o comércio a retalho.

No caso dos projetos conjuntos, a verificação dos requisitos necessários fica a cargo da ANPME, enquanto que nos projetos individuais cabe ao Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) aferir se determinada empresa cumpre todas as condições.

Nesta sessão de esclarecimentos, Paula Espanhol, vice presidente da ANPME, referiu que uma das grandes dificuldades de pensar um projeto conjunto é a localização do mesmo. “Nós temos que definir claramente uma intervenção de determinada zona, e só as empresas que se situam nessa zona, ou só as empresas que pretendam abrir lojas nessa zona, se podem candidatar”.

Paula Espanhol acrescentou que a ANPME está recetiva a alargar a candidatura a zonas e vias confluentes aos eixos elegíveis. “As atividades de animação a desenvolver vão abranger a zona e, portanto, todas estas pequenas artérias que confluem nas principais, poderão candidatar-se”.

Eixo Living Galiza

Projeto Living Galiza, mapa dos eixos elegíveis: Rua Júlio Dinis, Praça da Galiza, Rua da Torrinha

As candidatuas ou projetos aprovados dispõem de um investimento a fundo perdido correspondente a 45% das despesas elegíveis até um máximo de 20 mil euros, para além de uma majoração de 10% como prémio de boa execução.

Living Galiza: Ações de promoção da ANPME

– Criação de um diretório e espaço virtual;

– Aplicação para dispositivos móveis;

– Sinalização permanente na zona sobre o projeto;

– Serviços de Marketing e divulgação nas redes sociais;

– Forte divulgação do centro urbano;

– Criação do cartão Living Galiza, um cartão de fidelização;

– Criação de um centro de informação e apoio ao cliente nas instalações da ANPME;

– Criação de uma zona de acesso sem fios à Internet.

Basta um investimento de 5 mil euros para uma empresa poder aderir

Os critérios de elegibilidade para os planos de projetos conjuntos são, entre outros, a apresentação de um plano de ação conjunto – “tem de haver uma integração, uma estratégia conjunta para a zona”.

Nesta fase de candidaturas, quer os projetos individuais quer os conjuntos não podem ter como alvo lojas com mais de 500 metros quadrados. Nos projetos conjuntos basta um investimento de cinco mil euros para uma empresa poder aderir.

O prazo para apresentação de candidaturas ao projeto Living Galiza termina no dia 13 de abril de 2015. O  prazo para apresentação do acordo de pré-adesão termina já a 31 de março e a data da comunicação da decisão é a 22 julho de 2015. Os interessados podem tirar todas as dúvidas com a ANPME ou aqui.