A Sala das Artes do Fórum Vallis Longus, em Valongo, e a Casa das Artes do Fórum Cultural de Ermesinde acolhem mais uma vez a Mostra de Teatro Amador. Com início a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, a Mostra acontece todas as sextas e sábados às 21h45, até 30 de maio.

Em colaboração com a companhia “Entretanto Teatro”, o Município de Valongo pretende homenagear esta arte e promover o teatro amador com a apresentação de peças de grupos do concelho. Para além de dar a conhecer o trabalho destas companhias, esta iniciativa tem como objetivo incentivar a criação de novos grupos e a partilha de novas experiências.

Cada grupo participante terá uma verba de 900 euros e na apresentação das peças estará presente um júri constituído por pessoas ligadas ao teatro. No fim da mostra serão atribuídos os prémios de melhor espetáculo, melhor ator e melhor atriz. Nas categorias mais técnicas serão premiados o melhor figurino, encenação, cenografia, luminotecnia e música.

A Mostra começa com o espetáculo “Retalhos da Humanidade” do grupo “Entretanto Teatro”. No sábado, dia 28, o grupo infantil “Batatas com Salsichas”, da Associação Cultural “Cabeças no Ar e Pés na Terra” apresenta a peça “Fazer Fazer”. A Mostra conta ainda com uma adaptação do texto de Shakespeare “O Mercador de Veneza”. Ainda não se sabe qual será o espetáculo de encerramento, mas este está a cargo do grupo “Entretanto Teatro”.

Os bilhetes têm um custo de 2,5 euros e o valor arrecadado reverte para os grupos de teatro. O espetáculo de encerramento tem entrada gratuita.