É já neste domingo, dia 29 de março, que abre o “Mercado da Primavera”, no Parque de Serralves. O primeiro de quatro mercados sazonais, criados ao abrigo das estações do ano, vai decorrer das 10h às 17h e reunir diversos produtores locais. Das plantas aromáticas à cerveja artesanal, a variedade de produtos à venda afigura-se como vasta.

Este conceito de mercado surge como resposta à crescente curiosidade e ao interesse, por parte do público, em saber de onde vem o recheio das prateleiras do supermercado. Os consumidores são cada vez mais sensíveis a “modos de produção, processamento e distribuição de alimentos mais sustentáveis”, que resultam em produtos mais nutritivos, para além de dinamizarem a economia local e gerarem novos postos de trabalho, revela a organização, em comunicado.

Como atividade complementar, vai realizar-se, das 10 às 13h, uma oficina sobre o cultivo de plantas aromáticas e medicinais em vaso. De participação gratuita, a iniciativa pretende mostrar várias alternativas para quem quer plantar e não tem terreno, à partida, suficiente.

Um vasto leque de marcas nacionais representadas

São vários os produtores e produtos presentes no “Mercado da Primavera”. De naturezas muito distintas, vão ter a sua banca na iniciativa a Ambi Fungi (cogumelos), o Apeadeiro das artes e sabores (sal e suas variantes), a BioHabitus (hortícolas, fruta, plantas aromáticas e medicinais), os Biscoitos Bilbaus (de amêndoa), a cerveja artesanal Letra, a Flores em casa (flores e cabazes), a Hands on Earth (plantas aromáticas, medicinais, compotas e flores comestíveis), a Quinta de Segade (hortícolas e pão), a Saberlivre Lda. (queijo artesanal e outros produtos de quinta), a Verde água (fruta, hortícolas e compotas artesanais), a Goldenberries, Lda. (physalis e compota do mesmo) e a Nuances Frescas (cogumelos).