O Projeto Transformers é um programa onde jovens, os mentores, são mobilizados para ensinar algum desporto, forma de arte ou atividades, de forma totalmente voluntária e gratuita, a outros jovens, carenciados, que gostavam de se iniciar nessa área. Mas acaba por ser muito mais do que isso.

Os Transformers têm como principal missão “transformar” os jovens, isto é, ensinar-lhes certos valores, ajudá-los a exprimirem-se de uma melhor forma e mostrar-lhes como podem transformar positivamente a sua comunidade.

“Glossário”

Mas, afinal, o que é um mentor? Na verdade, é alguém que ajuda a transformar outra pessoa com talento numa área, seja ela qual for, e que ensina essa atividade de forma totalmente voluntária, tendo como retorno a transformação dos seus pupilos, por assim dizer. A atividade começa em outubro e termina em junho do ano seguinte e, no final do ano letivo, os mentores devem ainda orientar as crianças ou jovens com os quais trabalharam, para ajudarem a sua comunidade através da arte que aprenderam. Desta forma, no final do ano letivo, o jovem deve estar “transformado” e realizar o “payback” para com a sua comunidade. A seleção dos mentores acontece de acordo com as vagas existentes. Só são aceites candidatos que se revelem profissionais e interessados no voluntariado. Já as instituições são quase todas selecionadas se tiverem as condições mínimas para albergar uma atividade. Qualquer instituição se pode inscrever.

E, por fim, o que é um “transformer“? Trata-se de uma criança ou jovem que, através da aprendizagem de um desporto, arte ou atividade, consegue transformar-se a si próprio e à sua comunidade de forma positiva. Transformar os jovens acaba por ser o principal objetivo desta instituição. Contudo, o processo por detrás é trabalhoso e muito dedicado de ambas as partes. O JPN foi conhecer melhor como se processa uma atividade do grupo.

O projeto surgiu pelas mãos dos In Motion, um grupo de breakdance, que enquanto treinava nas ruas descobriu que poderia fazer a diferença na sua comunidade, através de workshops e espetáculos pontuais que davam aos jovens da vila. Descobriram então que era uma das melhores formas de aumentar a confiança e a autoestima dos mais novos ou mais desfavorecidos. Conseguiam também transmitir valores como amor, união e divertimento.

Os Transformers adotaram, então, a filosofia dos grupos de breakdance, em que aqueles que querem aprender a dançar aprendem com os que já o sabem fazer melhor. Assim surgiram os denominados mentores, os que ensinam, e os Transformers, os que são ensinados. Utilizando essa filosofia, criaram um movimento em massa em que os mentores vão a escolas, hospitais, centros de detenção, centros de ensino especial, ONG’S, residências de acolhimento, entre outros locais. Lá ensinam aos jovens dessas instituições o que sabem melhor de forma voluntária e gratuita.

Para os Transformers, o desporto, a arte e outros saberes são considerados superpoderes a partir dos quais os jovens se podem exprimir e transformar em pessoas melhores, ajudando-os a eles e à comunidade em que estão inseridos.

O kickboxing visto como técnica de relaxamento

Alice Silva, socióloga, dá aulas de kickboxing na Escola Secundário do Cerco desde 2013. Para a mentora, o projeto Transformers consiste em, tal como o nome diz, “transformar os jovens em pessoas ativas, em jovens que fazem algo em prol da sociedade”. Ao utilizar aspetos da vida quotidiana, atividades que eles gostam de fazer para relaxar, o projeto acaba por resultar e por trazer variadas mudanças, por mais pequenas que sejam, na vida destas crianças ou adolescentes.

Para a mentora, a transformação acaba por ocorrer através da passagem de “conhecimentos, de filosofias de vida, de princípios e de valores que possam realmente fazer diferença na vida das pessoas que os rodeiam”. Uma “pitada de amizade” é um dos ingredientes principais para o sucesso das aulas nos jovens, que acabam por se identificar com os diversos princípios aprendidos.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”274019″]