Com o intuito de comemorar o 25 de abril, a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) vai organizar, durante os dias 20 e 24 de abril, várias atividades relacionadas com o acontecimento.

“A motivação para organizarmos a Semana da Liberdade surgiu com a nossa vontade de discutir a Liberdade em 2015, comemorando simultaneamente o 41.º aniversário. Queremos discutir a liberdade de expressão e imprensa; queremos discutir a liberdade individual e todas as formas de repressão – política, económica, sexual, étnico-religiosa, social, cultural. Queremos agitar e causar desconforto. Será uma semana anti-passividade, anti-letargia”, explica ao JPN André Silva, presidente da Associação de Estudantes.

O programa ainda não está completo mas algumas atividades já foram decididas. Durante a semana da liberdade, as pessoas podem contar com dois debates um sobre democracia na Europa em 2015 e outro para abordar as Novas Cartas Portuguesas; com um quizz e sessões dedicadas à poesia de intervenção e à música.

A AEFLUP está com as “expectativas altas” para a semana da liberdade. Os estudantes querem consciencializar os alunos para a situação da liberdade nos dias de hoje. “Queremos trazer a discussão para os corredores e as ruas. Acreditamos que, desta forma, isso acontecerá”, disse André Silva.