Designers, individualmente ou em grupo; empresas e estudantes da área já podem candidatar-se ao “Prémio Ibérico Larus Design – Design Urbano”. Este prémio recompensa, desde 2011, os projetos e equipamentos de mobiliário urbano desenvolvidos na Península Ibérica.

A concurso estão duas categorias. A primeira engloba os trabalhos de equipamento urbano que sejam elaborados no âmbito de licenciatura ou mestrados, nos últimos cinco anos. O tema é livre e podem ser inspirados em objetos da paisagem urbana. A segunda, para peças urbanas executados nos últimos cinco anos, elaborados no país ou no estrangeiro.

Os trabalhos dos concorrentes são valorizados pelo impacto social e económico positivo no urbanismo das cidades e na qualidade de vida dos cidadãos. O objetivo deste projeto é contribuir para a criação de um melhor espaço público na Península Ibérica, para além de promover o conhecimento, qualidade originalidade e inovação do mobiliário urbano. É ainda pretendido alavancar a internacionalização das carreiras profissionais e dos negócios das empresas.

Visto que este prémio é pioneiro na sua área (primeiro e único prémio ibérico de Design Urbano), Pedro Martins Pereira, Fundador e Presidente da Larus explicou que este projeto surgiu no âmbito das “dificuldades que afetaram, em particular, as economias do sul da Europa”. Desta forma, este prémio visa incentivar a capacidade dos profissionais da área, à medida que vão divulgando exemplos e provem a economia ibérica.

O vencedor do concurso académico receberá um prémio no valor de 500€ e um diploma. Na segunda categoria, o vencedor irá receber um troféu e um diploma. Os trabalhos serão expostos na “Bienal Iberoamericana de Diseño”, em Madrid. Poderão ainda ser entregues Menções Honrosas e diplomas a outros concorrentes.

O que é a Larus?

A Larus é uma marca portuguesa de mobiliário urbano. Conta com prémios nacionais e internacionais, e no ano de 2011, foi considerada a melhor empresa europeia na implementação do Design, pelo Centro Europeu de Design. Esta empresa já existe há 22 anos e está presente em diversos países europeus como Reino Unido, Alemanha, França e Angola.

Mais informações sobre este concurso podem ver consultadas no site. As inscrições estão abertas até ao dia 29 de maio.