A Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) revelou o top 5 do ranking de universidades com maior participação nas provas europeias do último ano, em que o destaque vai para a Universidade do Porto. A UP encontra-se no número 1 do ranking, à frente da Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia (NTNU), que ficou em 2.ºlugar, e da Universidade do Minho (UMinho), que alcançou o 3.º lugar. O top 5 é ainda constituído pela Universidade de Zagreb e pela Universidade de Lausanne (UNIL), que garantiram o 4.º e 5.º lugar, respectivamente.

Em declarações ao portal de notícias da Universidade do Porto, Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), organismo responsável pela organização das representações universitárias, revela que “esta participação internacional foi uma aposta da Universidade” e que “é de louvar os excelentes resultados obtidos pelos atletas”. A UP chegou a ganhar uma medalha de prata no Remo, por André Pereira, estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) e uma medalha de bronze conquistada pela equipa de Rugby 7 feminino nos European Universities Games 2014 (EUGames).

Ainda nos EUSA Games 2014, que se realizaram entre 23 de julho e 9 de agosto, em Roterdão, na Holanda, a Universidade do Porto participou com sete equipas e 80 atletas. Para Bruno Almeida, “a Universidade do Porto destaca-se na Europa nas mais diversas áreas científicas”. “Como podemos confirmar agora, o desporto é também uma das nossas maiores valências e um dos nossos destaques a nível internacional”, afirma o diretor do Centro de Desporto, ao Notícias UP.

Com os resultados desportivos em alta, a Universidade começa também a ser reconhecida pelo acolhimento de vários eventos como o 4º Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens, em 2010, o 9.º Europeu universitário de Voleibol de Praia, em 2013, e mais recentemente, pelo 7.º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, em 2014. Assim, a UP é considerada uma referência internacional a nível organizativo, tendo sido a instituição selecionada para organizar mais duas iniciativas desportivas: o 7.º Campeonato Mundial Universitário de Floorball, em 2016, e o 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol, no ano de 2017.

O ranking nacional do desporto universitário, promovido pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), é liderado há já quatro anos consecutivos pela Universidade do Porto.