Filosofia e Poesia são os temas do Congresso Internacional de Língua Portuguesa, que decorre na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) a 13 e 14 de abril. A sessão de abertura inicia-se às 09h do primeiro dia e a entrada é livre.

Este congresso tem como objetivo promover a ligação entre personalidades da cultura luso-brasileira (como Sophia de Mello Breyner, Teixeira de Pascoaes, Hilda Hist ou Clarice Lispector) e criar um “diálogo entre Poesia, Filosofia e outras formas de expressão cultural”, pode ler-se na página do evento.

A 13 de abril estará presente na iniciativa Salvato Trigo, fundador da Universidade Fernando Pessoa, com a investigação “Do Mythos ao Logos ou do Símbolo ao Signo, na poesia heterónima de Fernando Pessoa”. O último dia conta com a presença de Paulo Ferreira da Cunha, professor catedrático de Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), que irá apresentar “Letras e Virtudes”.

O Congresso Internacional de Língua Portuguesa também vai passar pela capital no dia 15 de abril, na Universidade Nova de Lisboa (UNL), e o programa para os três dias pode ser consultado aqui.