Porta-Jazz, associação não-lucrativa que promove e dinamiza o jazz no Porto, retorna no corrente mês para oferecer uma série de concertos do género, entre artistas nacionais e internacionais, jam sessions e uma oficina.

A novidade na programação vai para a atuação do quinteto pLoo, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que servirá de apresentação ao disco de estreia, “Estereograma”. A banda portuguesa apresentará os nove temas que compõem um longa-duração que bebe influências do jazz e da world music. O concerto está agendado já para esta quarta-feira, dia 8, e tem entrada livre.

São Bento e AXA também recebem concertos

Além do espetáculo dos pLoo, estão também previstas atuações no primeiro piso do Edifício AXA – nova sala da Porta-Jazz – de vários músicos internacionais, como o pianista finlandês Henrik Wirzenius ou o guitarrista dinamarquês Jakob Bro, descrito como “uma das maiores revelações do jazz europeu” e que apresentará em solo nacional o seu disco de estreia, “Gevion”. No mesmo dia da atuação de Bro, haverá também espaço para uma oficina.

A estação de São Bento, à boleia da iniciativa Locomotiva, da Porto Lazer, será igualmente palco de elevadas doses “jazzísticas”, estas com carimbo nacional.

A programação, que já contou com dois concertos no passado sábado, pode ser vista, na íntegra, aqui.