A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)  recebe, no dia 9 de abril, quinta-feira, o Fórum de Direitos Humanos, incluído na Semana para a Cooperação e Desenvolvimento, promovida pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade do Porto (NERI-UP), a decorrer de 7 a 10 de abril. Este evento pretende esclarecer os presentes sobre as complexidades e desafios da defesa dos Direitos Humanos e da gestão de organizações não governamentais sem fins lucrativos.

O Fórum de Direitos Humanos vai dar aos alunos a possibilidade de saber mais sobre estas temáticas através de uma palestra dada por membros da Amnistia Internacional, organização não governamental conceituada na área dos direitos humanos. Os estudantes poderão participar ativamente no debate e serão divididos por grupos para apresentar soluções para estudos de caso específicos.

Mara Sousa, presidente do NERI-UP, esclarece que o objetivo do Fórum de Direitos Humanos é “não só a não só a apredizagem e assimilação de conteúdos por parte dos alunos mas, também, a possibilidade de que eles deixem uma marca, expondo as suas opiniões e ideias, e que os seus pontos de vista sejam ouvidos.”

A Amnistia Internacional vai participar no Fórum com uma conferência que vai permitir saber mais sobre os desafios da área da defesa dos Direitos Humanos, de modo a esclarecer sobre as particularidades e aspetos técnicos desta atividade, assim como informar sobre a ação levada a cabo pela delegação do Porto.

Sobre o NERI-UP

O NERI encontra-se no seu primeiro ano de existência e, segundo Mara Sousa, assenta em três pilares: assimilação de competências teóricas, desenvolvimento de competências práticas e recreação.

Procura fomentar o espírito do crítico dos alunos, através da interação com oradores convidados, da formulação de respostas a casos práticos e da discussão de opiniões.

O NERI organizou, previamente, eventos como o Café Europa e os Workshops de Práticas de Debate e Negociação Diplomática.

Após a palestra da Aministia Internacional, serão apresentados os quatro estudos de caso para discussão, cujos temas foram sugeridos pela organização e formulados pelo NERI-UP. Os estudos de caso são atribuídos aos participantes aleatoriamente. Mara Sousa explica que a decisão do vencedor “será feita pelos representantes da Amnistia Internacional, presentes no Fórum, que após a exposição das propostas pelos grupos, terão a oportunidade de comentá-las e indicar qual o grupo que elaborou as propostas mais concretizáveis e coerentes.”

Este será um dos pontos altos da Semana para a Cooperação e Desenvolvimento, que culminará na corrida solidária 1Step2Help, a decorrer no próximo dia 11 de abril, no Parque da Cidade.