O ator Pedro Almendra, o percussionista Rui Silva e os b-boys da Momentum Crew estiveram na estação de Metro da Trindade a mostrar ao utentes um breve trecho da peça al mada nada, em cena no Teatro Nacional de São João (TNSJ) já a partir do próximo sábado (11 de abril). Esta iniciativa vem no seguimento das comemorações do centenário da revista Orpheu, à qual Almada Negreiros se associa.

Embora tenha estreado em 2014, o espetáculo al mada nada regressou ao palco do TNSJ no ano da comemoração do centenário d’Orpheu. Encenada por Ricardo Pais, a peça remete para uma das personalidades mais marcantes das vanguardas modernistas portuguesas, Almada Negreiros, e alia os textos do autor à dança urbana, interpretada pela Momentum Crew, grupo mundialmente reconhecido de b-boying.

Para Pedro Almendra, a parte mais difícil de encarnar a pele de Almada foi decorar e interpretar o texto, por ser “muito fragmentado e com muito pouca sintaxe”: “não é fácil de encaixar no nosso cérebro”. Para além disso, revela que também foi um desafio “lidar com toda a agitação que este espetáculo envolve”, desde os bailarinos, à percussão e aos sons ambiente. Vir ao metro trazer um pedaço de al mada nada foi, na opinião do ator, aliciante na perspetiva de absorver as reações de que passa. “É como se pegássemos num elefante e o puséssemos no metro: ele sentir-se-ia enclausurado e confuso”.

Max Oliveira, membro da Momentum Crew, conta ao JPN que o desafio principal passou pelo esforço de interpretação que o texto requereu e a adequação dos movimentos à mesma. “Almada é extremamente visual, adepto do movimento” e, segundo Max, aproxima-se da dança urbana “por quebrar as regras, as bases do movimento tradicional”. No décimo segundo ano de existência do grupo, o dançarino vê a sua participação em al mada nada como “um reconhecimento merecido e crucial”, na medida em que lhes confere a oportunidade de mostrar “que não são apenas b-boys“.

O espetáculo al mada nada é fruto de uma parceria entre o TNSJ e a Companhia de Teatro de Almada, e estará em cena à quarta-feira, às 19h, de quinta a sábado, às 21h, e aos domingos, às 16h.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”275008″]