São as pessoas que, com as suas histórias, criam também a história da cidade. A orquestra Som da Rua é um projeto de inclusão social do qual fazem parte dezenas de cidadãos que contam as suas vidas, mas com ritmo. Aqueles que conhecem a cidade nos seus recantos e de quem as ruas e as pedras da calçada já foram cama.

Testemunhas de vidas que nem sempre se acertaram com os sonhos de criança, mas que, desde 2009, encontraram um abrigo entre os versos que se ouvem todas as quartas-feiras na hora do ensaio. O projeto, a comando de Jorge Prendas, nasceu por iniciativa do Serviço Educativo da Casa da Música, que este ano comemora o seu 10.º aniversário.

Neste fim de semana, o “Som da Rua” levou à casa de todas as músicas a realidade de alguns portuenses, assim como a força e a gratidão deste projeto. O JPN apresenta aqui uma primeira parte de um documentário que desenvolveu sobre a iniciativa, mostrando agora uma versão curta da viagem desta orquestra e a preparação para o grande dia, que aconteceu neste domingo. Fica levantada a cortina para dar a conhecer quem conduz este projeto e quem recorre a este abrigo.