“Tertúlias na Biotecnologia” é uma iniciativa promovida pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos, e tem como objetivo estimular a reflexão através de debates centrados no universo da ciência, nos quais intervirão vários especialistas. A entrada é gratuita.

Ao todo serão seis sessões, a decorrer das 18h30 às 19h30, no Auditório 2 da ESB: três em abril e três em maio. A primeira arranca hoje e será orientada por Henrique Barros, professor catedrático e presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). O tema em discussão é a saúde pública em Portugal nos últimos 30 anos.

A segunda sessão de debate decorre no dia 23 de abril, quinta-feira, e pretende responder à questão “Sociedade atual: um carro desgovernado que vai contra a parede – e depois?”. Joaquim Azevedo, professor da Católica Porto, vai conduzir a tertúlia. Já no final do mês, no dia 29, será António Graça, da Sogrape Vinhos, a orientar o debate que terá como tema “O valor dentro de uma garrafa de vinho”.

Dez por cento dos portugueses são obesos e 4,5 milhões têm excesso de peso. Quem faz o alerta é a Organização Mundial da Saúde (OMS) e, por isso, no mês de maio, as três sessões vão centrar-se na problemática da obesidade e na importância do desporto. A primeira tertúlia de maio, no dia 13, vai ser orientada por José Luís Medina, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e presidente da Sociedade Portuguesa da Diabetologia (SPD), e focar-se-á na realidade da obesidade em Portugal.

No dia 21 de maio, o penúltimo debate das “Tertúlias na Biotecnologia” contará com a presença de Paulo Pimentel, diretor-geral da Centromarca (Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca), e vão ser discutidos os “Excelentes produtos de que ninguém ouviu falar!”. Por último, no dia 27 de maio, os temas em destaque vão ser a atividade física e o desporto, numa tertúlia organizada pelo Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (CIAFEL).

As “Tertúlias na Biotecnologia” decorrem no Auditório 2 da Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto, das 18h30 às 19h30, e a entrada é livre.