O Fraunhofer Portugal Challenge está a procura das melhores ideias dos estudantes e investigadores do Ensino Superior. As candidaturas estão abertas desde o dia 13 de abril e o prazo prolonga-se até 22 de julho de 2015.

Só serão aceites aquelas que forem baseadas em teses de Mestrado ou Doutoramento e que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2013/2014 e 2014/2015. As inscrições podem ser feitas no site da entidade.

Vários projetos relevantes têm sido já distinguidos na história do concurso: são exemplos um sistema de navegação para cegos, antenas embebidas no corpo humano ou motores de busca que organizem a informação cronologicamente. A oportunidade está, desta forma, lançada e a Fraunhofer volta a puxar pela criatividade e inovação dos estudantes portugueses.

As melhores ideias nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Multimédia e Ciências relacionadas serão igualmente galardoadas. O concurso envolve duas fases: Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas de cada uma delas (seis, no total, portanto).

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge pretende criar uma ligação entre a indústria e a comunidade científica, já que a visão da entidade assenta na “tecnologia notável, fácil de usar”.