O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) prepara-se para receber a segunda edição da “European Conference on Social Media 2015” nos dias 9 e 10 de julho. A iniciativa procura estabelecer uma plataforma de reflexão entre académicos e profissionais sobre a comunicação.

Através da exposição de casos e teorias para descobrir novas práticas comunicacionais em sociedade, os intervenientes podem compartilhar e identificar melhorias na comunicação. Segundo a ECSM 2015, os meios de comunicação social, por estarem presentes diariamente no quotidiano das pessoas, acabam por influenciar a forma como estas comunicam entre si. Também a colaboração social, a aprendizagem e construção de relacionamentos são apontados como fatores provenientes da influência dos media.

O site do Academic Conference & Publishing International (ACPI) aponta o Porto como uma cidade altamente desenvolvida a nível comercial, artístico e académico, daí ter sido escolhida para ocorrer a segunda conferência ECSM 2015. O facto do Porto ter ainda sido eleito melhor destino europeu contribuiu também nesta decisão.

O comité de conferência recebe contribuições de vários tópicos, usando diferentes abordagens académicas, incluindo trabalhos teóricos e empíricos que empreguem métodos qualitativos, quantitativos e críticos. Projetos inovadores que podem permitir o uso de ferramentas de meios de comunicação social e abordagens para as contribuições apresentadas estão também convidados.

São propostos uma grande variedade de temas para incluir a utilização e exploração dos meios de comunicação social em áreas relacionadas com negócios, educação e análise da sociedade, num dos mais prestigiados institutos politécnicos do país.