O cinema é um meio de comunicação que nos espelha ao mesmo tempo em que nos espelhamos nele. O ciclo “Comunicação e Cinema”, a decorrer no pólo de Ciências da Comunicação, na praça Coronel Pacheco, no Porto, contempla oito filmes ao longo de oito semanas que abordam o mundo da comunicação. A iniciativa proposta pela Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) supõe a diversificação e o enaltecimento de actividades culturais mas neste caso, também conta com um abordagem pedagógica.

O ciclo teve início a semana passada, com a projeção de “Matem o Mensageiro“, de Michael Cuesta. Esta quarta feira, “The Truman Show” foi o escolhido e na próxima semana o terceiro filme a encher a tela é o “The Insider“.

Hélder Bastos, professor e diretor do departamento de Ciências da Comunicação, foi, a par da AEFLUP, impulsionador deste projeto. Umbilicalmente ligado à componente pedagógica, acredita que “os filmes mostram coisas que são impossíveis de mostrar numa sala de aula”. “Há filmes que são, em si próprios, uma aula. Como o “All the President’s Men – não é um filme, é uma aula”, refere.

Seriam precisas linhas e linhas para descrever o que é o cinema, assim como seriam precisas as mesmas para descrever o que são os media mas perante esta abordagem, o ciclo de cinema surge como resposta aos dois. O mote de formar opiniões, sensibilidades, esclarecer, ensinar, desafiar e provocar curiosidade e discussão está presente em cada sessão.

O jornalismo no cinema

A representação e a crítica dos media no cinema não é recente. Em 1928, o cinema americano já tratava o assunto em “The Power of the Press”  de Van Dyke Brook.

Ciclos de cinema não são novidade na Faculdade de Letras (FLUP), onde são projetados, semanalmente, filmes das mais variadas temáticas. A iniciativa no pólo de Ciências da Comunicação prima pela especificidade e a componente pedagógica: os oito filmes remetem para as diferentes abordagens que a comunicação tem na licenciatura – jornalismo, assessoria, ética ou até mesmo teoria da imagem. Para além disso, o ciclo é pioneiro.

“Na FLUP podem apanhar filmes do Manoel de Oliveira, sem ter nada a ver com a comunicação propriamente dita. É um ciclo de cinema com outros objetivos. Aqui, o ciclo tem mesmo a ver com a comunicação como ela é dada aqui na nossa licenciatura”.

Os filmes são semanalmente apresentados por docentes das mais variadas unidades curriculares que utilizam os filmes para “desafiar os alunos a verem o cinema de outra maneira” . Assim como o contacto com realidades práticas daquilo que estudam todos os dias mas desta vez expostas na sétima arte. Dentro de um contexto académico, esta iniciativa possibilita a determinadas unidades curriculares fazerem a transferência das suas aulas e conteúdos para mais ou menos 90 minutos de cinema.

Bruna Cunha, coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação da AEFLUP, sublinha a importância de existirem atividades deste caráter no pólo de Ciências da Comunicação, que aproximam a instituição e os alunos. A seleção dos filmes foi trabalhada com o diretor, Hélder Bastos, e com outros professores da instituição. A contar com a diversidade, Hélder refere ainda que este ciclo temático prima pela sua estrutura completa e específica. “Aqui, o ciclo tem mesmo a ver com a comunicação como ela é dada na nossa licenciatura”, diz.

Os próximos ciclos – já têm em mente pelo menos dois – os filmes nunca se repetem. Prevendo uma continuidade nos próximos dois anos, o director do departamento de Ciências da Comunicação ressalva que é importante que um aluno que inicie este ano o curso, tenha até ao fim da sua licenciatura a oportunidade de assistir sempre a novos filmes.  O ciclo “Comunicação e Cinema”, é uma proposta que todas as quartas-feiras se realiza pelas 18h30 e que permite a todos os alunos ver o cinema e os meios de comunicação lado a lado.