A Academia Política Apartidária (APA) lançou o desafio aos alunos da Universidade do Porto (UP) para encontrarem soluções para problemas da “cidade do Porto no Contexto Europeu”. Ao longo de várias semanas, dezenas de estudantes da Universidade do Porto (UP) desenvolveram projetos que foram avaliados por docentes que escolheram os grupos finalistas, um por cada caso de estudo. A final do concurso aconteceu na última sexta-feira, na Sala de Sessões da Câmara Municipal do Porto (CMP). Durante cerca de três horas, os grupos apresentaram e defenderam as suas ideias.

Casos de estudo

Os casos de estudo dividiram-se em quatro áreas temáticas: “Empreendedorismo Social”, “Movida” no Porto – Animação sem prejuízo”, “Propostas para o desenvolvimento económico e social da freguesia de Campanhã” e “Que sectores priorizar em termos da atração de investimento para a cidade do Porto?”

O Empreendedorismo Social leva milhares de membros da sociedade a empreender e inovar, procurando resolver problemas sociais profundos que geram preocupações. Ao contrário dos empreendedores comerciais, a missão é a criação de valor e não a captura de valor, entenda-se lucro.

Há já algum tempo que a animação noturna da cidade do Porto tem suscitado várias questões. A “Movida” do Porto é um dos elementos de maior dinamismo na vida da cidade com vários efeitos positivos e negativos que importa considerar.

Uma das grandes prioridades estratégicas deste mandato é promover o desenvolvimento económico e social da freguesia de Campanhã, uma freguesia que apresenta algumas dificuldades muito específicas, e que não tem estado no lugar cimeiro das prioridades do Município.

A atração de investimento é uma das prioridades estratégicas para a cidade, neste mandato. Posto isto, a cidade tem de encontrar o seu objetivo, neste domínio, não podendo apostar igualmente em todos os domínios.

Figuras ilustres

Na final esteve presente Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. A avaliação dos projetos apresentados esteve a cargo de um júri composto por elementos como Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Ana Tavares Lehmann, vice-presidente da CCDR-Norte e professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Renata Blanc, docente da FEP, Pedro Teixeira, vice-reitor da UP com o pelouro da Formação e organização académica e Fernando Paulo, Diretor da Presidência da CMP.

Viagem a Bruxelas

O grupo vencedor foi premiado com uma viagem ao Parlamento Europeu em Bruxelas. O projeto “cidade do Porto no Contexto Europeu” foi organizado pela APA, organismo dinamizado por estudantes da UP, e contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Parlamento Europeu e do Europe Direct Porto.

Academia de Política Apartidária

A APA é uma organização sem fins lucrativos, sediada na FEP, que pretende desenvolver um “escola política” isenta de qualquer instituição político-partidária.