No sábado, 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Esta data tem como objetivo promover a consciencialização do público relativamente ao património, alertando para a sua proteção e conservação. Este ano, sob o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”, o dia criado pelo Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) contará com uma série de atividades espalhadas um pouco por todo o território nacional.

Na página da Internet da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que se associa às celebrações deste dia, pode-se ler que serão cerca de 610 atividades distribuídas por 166 concelhos, promovidas por 622 entidades públicas e privadas, oferecendo um programa vasto e diversificado.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promove, em articulação com o ICOMOS Portugal, a programação do dia 18 de abril. Assim, o programa nacional de atividades contará com animações de rua, 56 oficinas pedagógicas/workshops, quatro concursos, dez projeções de documentários/filmes, 36 encontros/conferências, 38 espetáculos artísticos, 55 exposições, três feiras/festivais,  jogos tradicionais, oito lançamentos de publicações, 18 peddy/rally papers, 13 recriações e encenações históricas, 36 rotas patrimoniais/itinerários culturais, duas sessões de leitura, 287 visitas guiadas/percursos orientados e 42 outras atividades variadas.

Também a Câmara do Porto, através do Pelouro da Cultura, se associou a esta iniciativa, elaborando um programa de atividades celebratórias que podem ser consultadas aqui.