A ideia da tradicional cantina que os estudantes retêm na memória não pelas melhores razões, será contrariada depois de a intenção dos Serviços de Ação Social do Porto (SASUP) de remodelarem não uma, mas todas as cantinas da Universidade do Porto – geridas, hoje em dia, por estes mesmos serviços -, avançar.

A novidade vai ser testada no Grill da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que, agora remodelado, funciona como espaço de refeições, lazer e até como sala de estudos. O “You Grill” é uma alternativa às cantinas convencionais. A ementa será, por isso, diferente, e irá incluir grelhados, hambúrgueres, tostas ou chás gelados. Os preços destas refeições oscilam entre os quatro e os cinco euros.

Horário

O Grill de Engenharia estará aberto para refeições, todos os dias úteis, entre as 12h e as 14h. Após este horário, o “You Grill” dá lugar ao Engenharia Café/Sala de Estudo, que poderá ser frequentado, todos os dias úteis, das 15h às 21h.

O novo espaço da FEUP é de acesso exclusivo aos estudantes da Universidade do Porto (UP), através da apresentação do respetivo cartão de estudante. A passagem deste cartão irá permitir, ainda, a associação automática do número de contribuinte do aluno à respetiva fatura.

O SASUP assegura que esta novidade não será apenas implementada na FEUP e, por isso, promete a replicação deste espaço em todas as faculdades da Universidade do Porto. Por isso, a próxima abertura já está agendada para setembro, depois da remodelação do espaço que se encontra por cima da cantina do Hospital São João.

Mas as novidades não ficam por aqui. O SASUP vai, ainda, lançar uma aplicação para smartphones onde serão disponibilizadas informações úteis aos estudantes universitários. Para além da ementa de cada dia, serão incluídos os percursos mais fáceis e rápidos para chegar a estes espaços.