A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) promove, durante os meses de maio e junho, o ANJE Startup Accelerator (ASA). Este é um programa de aceleração de startups que apoia o lançamento no mercado de novos negócios e apresenta uma combinação inovadora de metodologias de estímulo à criatividade.

As candidaturas decorrem até dia 26 de abril no site da InovaPortugal, sendo apenas selecionados 30 projetos de negócio para a fase seguinte. Com uma duração prevista de 6 semanas, o projeto tem como objetivo desenvolver as capacidades dos empreendedores a concurso, bem como as valências dos projetos apresentados. No final serão apoiadas apenas 10 startups e, se as mesmas avançarem com a constituição de empresa, receberão um financiamento no valor de 17 mil euros.

Impacto positivo no ecossistema empreendedor português

Em declarações ao JPN, Rafael Alves Rocha, membro do Conselho de Gestão do ANJE, afirma que o programa tem o objetivo primário de contribuir para o “fomento, atração e retenção de talento”, isto é, ajudas os participantes a desenvolver as suas capacidades empreendedoras.

“Com as asas que vamos dar aos participantes, ou seja, com o processo de capacitação que vamos promover, estamos certos que este acelerador terá um impacto muito positivo no ecossistema empreendedor português”. Rafael Rocha considera o ASA um “catalisador de inovação” que vai “apoiar a criação efetiva de novas empresas”, com “recursos financeiros, técnicos e humanos”.

Em relação às metodologias inovadoras adotadas, as mesmas foram “desenhadas à medida”, processo esse que envolveu um “conjunto de mentores, consultores, docentes e investigadores da área do empreendedorismo”. O membro do Conselho da ANJE explica que esta metodologia consiste numa “combinação de modelos, ferramentas e técnicas reconhecidas e validades”, como o “LearnStartup” e o Business Model Canvas.

Quatro fases distintas

O ASA divide-se em 4 fases distintas. A primeira é a das inscrições e a de seleção de 20 projetos. Na segunda fase “as 30 equipas participam num conjunto de workshops, onde serão abordas as primeiras metodologias de validação de ideias e de criação de empresas”.

É com base no trabalho desenvolvido nesta fase que são selecionados os 10 projetos que passam a uma terceira fase. Esta é a “fase de aceleração propriamente dita”, que se prolonga por 6 semanas com imenso trabalho. “A quarta fase constitui a prova final, incluindo um DemoDay para apresentações dos negócios”.

Financiamento global de 220 mil euros

Segundo Rafael Rocha, o “ASA está disponível para atribuir prémios no valor global de 220 mil euros”. As startups podem ainda beneficiar de “um período gratuito de 24 meses de incubação numa infraestrutura da ANJE”. Finalmente, se os 10 projetos forem aprovados pelos mentores e se quiserem avançar com a criação das empresas, todos serão premiados.

Para terminar, o empreendedor afirma que o programa procura “projetos de elevada intensidade tecnológica” e também de “elevado potencial de negócio”. Os projetos a concurso têm de possuir base tecnológica e serem promovidos por equipas de 2 ou 3 elementos, com idade igual ou superior a 18 anos.