O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) iniciou uma parceria com o NOMORFILM (Novel marine molecules against biofilm – Application to medical devices), um projeto que tem como objetivo descobrir novos compostos bioativos a partir de microalgas e cianobactérias, para desenvolver um tratamento de infeções relacionadas com biofilmes hospitalares.

A equipa do CIIMAR, liderada por Vítor Vasconcelos (professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e diretor da equipa Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia no CIIMAR) vai colaborar neste projeto através da utilização de uma coleção de culturas de cianobactérias, pertencente ao Laboratório de Ecotoxicologia, Genómica e Evolução (LEGE).

Esta coleção, composta por mais de 370 estirpes, é a maior do país e uma das mais importantes da Europa, a par das pertencentes ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS – França) e à Algoteca de Coimbra (ACOI – Portugal), que também irão contribuir para o projeto.

Como explica Vítor Vasconcelos, o que se pretende “neste projeto é encontrar substâncias que possam dar origem a novos antibióticos para eliminar biofilmes (películas de bactérias) que se desenvolvem, por exemplo, nos cateteres hospitalares ou nas próteses ortopédicas que são colocadas nos pacientes para substituir osso”, reduzindo assim o número de infeções.

O projeto NOMORFILM, coordenado pelo Barcelona Centre for Internacional Health Research (CRESIB), pretende isolar e testar estas substâncias bioativas em biofilmes (películas) de organismos patogénicos, determinando também o seu mecanismo de ação. Posteriormente, as substâncias eleitas serão incorporadas em nanopartículas (partículas com tamanho entre 1 e 100 nanómetros) e testadas em implantes ortopédicos e cateteres.

Inscrita no World Federation of Culture Collections, esta coleção de microrganismos de origem marinha e água doce tem servido também de base para a extração de moléculas bioativas com interesse farmacológico, mas também nas áreas da cosmética, nutracêutica (combinação dos termos nutrição e farmacêutica) e na elaboração de tintas antivegetativas.