O Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU) e a Fundação Francisco Manuel dos Santos são os parceiros que estão por detrás do Torneio Nacional de Debate, que tem como temática o “Admirável Mundo Novo”. Neste sábado, a Universidade do Porto recebe a fase regional do Porto, que tem o objetivo de promover o maior número de participantes possível na região.

O torneio deste sábado, na Faculdade de Ciências da Univeridade do Porto (FCUP), que conta com a organização da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) e da Sociedade de Debates da Católica do Porto, irá decidir quais as equipas vencedoras para estarem presentes na fase final do torneio, que se realiza daqui a cerca de dois meses, na Casa da Música.

A fase nacional vai receber, no total, oito equipas, que serão as vencedoras das fases regionais que acontecem no Porto, em Lisboa, Coimbra e Braga.

O tema do encontro de sábado e da fase nacional na Casa da Música é o impacto da evolução tecnológica nas sociedades atuais, daí o nome da prova ser “Admirável Mundo Novo”.

A participação nos debates das fases regionais é aberta a todos os estudantes e, desta vez, todos ainda podem inscrever-se de forma gratuita. As equipas, para participarem no debate, terão que ser constituídas por dois estudantes e segui o modelo competitivo de debate universitário British Parliamentary.

A importância do debate

Com o objetivo de angariar, cada vez mais, um elevado número de estudantes universitários para os debates, as iniciativas também têm aumentado a nível das várias regiões do país, sendo este um dos intuitos principais do Torneio Nacional. A SdDUP tem um papel significativo no panorama de debates universitários do país, tendo já participado em várias iniciativas internacionais.

Luísa Taveira faz parte da SdDUP desde 2010 e, segundo a jovem, os debates são importantes para que cada um possa “desconstruir ideias sobre um tema em específico”. “A abertura a novas experiências e pensamentos e o aprofundamento do espírito crítico são algumas das coisas de grande valor que o debate dá aos participantes”, refere a estudante da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP).

Para a jovem, o debate universitário não é apenas direcionado a alunos do curso de Direito ou Filosofia, mas sim a todos os jovens de todas as áreas de formação. Segundo Luísa, o número de alunos a participar em debates da SdDUP tem aumentado, principalmente a adesão de estudantes do primeiro ano da faculdade.

Um espírito crítico, uma capacidade de aceitar ideias diferentes e de, quem sabe, alargar horizontes, são algumas das características que o debate pode dar aos jovens. É de relembrar que, em 2013, a SdDUP sagrou-se campeã mundial de debate universitário.

Neste sábado, a partir das 10h, a SdDUP e a Sociedade de Debates da Católica organizam a primeira fase regional  num torneio aberto a todos o que queiram participar.